Espaços alternativos na internet como formas de visibilizar as mulheres no jornalismo brasileiro

Autores

  • Myrian Del Vecchio-Lima Universidade Federal do Paraná; Université Lyon Lumière
  • Humberto da Cunha Alves de Souza Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.14195/2183-5462_31_9

Palavras-chave:

Invisibilidade das mulheres, Jornalismo, Jornalismo online, Estereótipo de gênero, Mídias não hegemônicas

Resumo

Apesar da feminização das redações jornalísticas latino-americanas, o Global Report on the Status of Women in the News Media (2015) aponta que o estatuto profissional superior nestes espaços é ainda masculino, o que ocasiona menos probabilidade de mulheres cobrirem histórias ou serem personagens de reportagens; o mesmo relatório indica que o percentual de mulheres como fonte de informação ainda é baixo. O processo reproduz uma visão patriarcal persistente e é parte da chamada “invisibilidade” da mulher na mídia. Este trabalho pressupõe que também no Brasil, o processo de feminização das redações não é acompanhado de conteúdo que valorize a mulher, embora haja avanços. O texto apresenta cinco experiências brasileiras de jornalismo digital que buscam preencher a lacuna da cobertura tradicional sobre questões femininas, tratando a mulher como sujeito social autônomo. Examinou-se a estrutura destas iniciativas e analisou-se o conteúdo de cinco matérias de cada produto, nos meses de julho/agosto de 2016, para verificar como a mulher aparece como protagonista social. O trabalho permitiu refletir sobre um “novo jornalismo” que supere estereótipos, induzindo à visibilização e ao empoderamento social das mulheres. Conclui-se que as iniciativas analisadas podem ser consideradas pontos de observação para integrar práticas positivas no jornalismo hegemônico, ampliando o uso democrático e igualitário da mídia.

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Publicado

2017-11-16

Como Citar

Vecchio-Lima, M. D., & Alves de Souza, H. da C. (2017). Espaços alternativos na internet como formas de visibilizar as mulheres no jornalismo brasileiro. Media & Jornalismo, 17(31), 131-152. https://doi.org/10.14195/2183-5462_31_9