Aprendizagem Baseada em Jogos Digitais aplicada ao ensino de Redação Jornalística

Autores

  • Ricardo Luiz Aoki Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.14195/2183-5462_36_6

Palavras-chave:

Newsgames, Aprendizagem Baseada em Jogos Digitais, letramento jornalístico, redação jornalística, jogos sérios

Resumo

A utilização de jogos digitais educacionais no ensino de jornalismo tem raras experiências de aplicação com alunos em formação. Esse artigo pretende apresentar os resultados da pesquisa realizada no âmbito do mestrado em Tecnologias da Informação e Comunicação que testou um newsgame de letramento desenvolvido para o treinamento de redação jornalística com estudantes de jornalismo de duas universidades brasileiras. O estudo objetivou avaliar se o uso de newsgames em narrativas digitais contribuem para o ensino de redação jornalística em ambientes de Aprendizagem Baseada em Jogos Digitais. Para realizar os testes de campo foi desenvolvido o newsgame de letramento chamado Aprendendo Jornalismo. A análise de usabilidade do jogo foi realizada com 32 alunos de jornalismo. O resultado demonstrou que os alunos reagiram positivamente ao experimento sendo possível supor que jogos educacionais digitais podem contribuir com o aprendizado de futuros jornalistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##submission.downloads##

Publicado

2020-05-28

Como Citar

Aoki, R. L. (2020). Aprendizagem Baseada em Jogos Digitais aplicada ao ensino de Redação Jornalística. Media & Jornalismo, 20(36), 109-128. https://doi.org/10.14195/2183-5462_36_6