O Sistema Alerta Precoce para o Insucesso Escolar – SAPIE

Apresentação de um sistema digital de apoio à educação inclusiva

  • Pedro Miguel Cordeiro Universidade de Coimbra, Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenções Cognitivo-Comportamentais (CINEICC), Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Coimbra, Portugal. https://orcid.org/0000-0003-3362-4912
  • Maria Paula Barbas Albuquerque Paixão Universidade de Coimbra, Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenções Cognitivo-Comportamentais (CINEICC), Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Coimbra, Portugal. https://orcid.org/0000-0002-3373-8461
  • José Tomás Silva Universidade de Coimbra, Centro de Estudos Sociais (CES), Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Coimbra, Portugal. https://orcid.org/0000-0002-9995-8221
  • Marília Gurgel de Castro Sistema Alerta Precoce para o Insucesso Escolar no Ensino Básico (SAPIE), Coimbra, Portugal. https://orcid.org/0000-0001-6040-5681
  • Mariana Monteiro Morais Sistema Alerta Precoce para o Insucesso Escolar no Ensino Básico (SAPIE), Coimbra, Portugal. https://orcid.org/0000-0002-4387-0431
Palavras-chave: educação inclusiva, insucesso escolar, abandono escolar precoce, sistemas de alerta precoce, modelo A-B-C de risco, SAPIE

Resumo

De acordo com legislação relativa à educação inclusiva, as políticas de combate ao insucesso e abandono escolar devem centrar-se essencialmente no trabalho preventivo, cientificamente sustentado, precocemente implementado e empiricamente validado por sistemas eficientes de sinalização precoce, monitorização e avaliação do impacto. Com este objetivo em mente, desenvolveu-se o Sistema de Alerta Precoce para o Insucesso Escolar – SAPIE, uma ferramenta inovadora de combate ao insucesso escolar que identifica o risco de retenção ou abandono escolar precoce, monitoriza o progresso dos alunos nos indicadores de risco e analisa o impacto da intervenção inclusiva ao longo do tempo. Neste artigo, apresenta-se o SAPIE, descrevendo a sua ancoragem científica no seio da investigação realizada no âmbito dos modelos de risco, especificando o seu desenvolvimento e procedimento de implementação, com referência aos seus objetivos, funcionalidades e os resultados esperados. Esta apresentação é feita com base na consulta de bibliografias disponíveis em diversas fontes (base de dados, relatórios, decretos lei, entre outros). Discutem-se as vantagens e limitações do SAPIE, concluindo-se pela sua relevância no combate ao insucesso escolar, no quadro da política de educação inclusiva e dos projetos de autonomia e flexibilidade curricular.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-07-28
Como Citar
Cordeiro, P., Paixão, M. P., Silva, J., Castro, M., & Morais, M. (2020). O Sistema Alerta Precoce para o Insucesso Escolar – SAPIE. Psychologica, 63(1), 139-152. https://doi.org/10.14195/1647-8606_63-1_8
Secção
Artigos