O Sistema Alerta Precoce para o Insucesso Escolar – SAPIE
Apresentação de um sistema digital de apoio à educação inclusiva
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8606_63-1_8Palavras-chave:
educação inclusiva, insucesso escolar, abandono escolar precoce, sistemas de alerta precoce, modelo A-B-C de risco, SAPIEResumo
De acordo com legislação relativa à educação inclusiva, as políticas de combate ao insucesso e abandono escolar devem centrar-se essencialmente no trabalho preventivo, cientificamente sustentado, precocemente implementado e empiricamente validado por sistemas eficientes de sinalização precoce, monitorização e avaliação do impacto. Com este objetivo em mente, desenvolveu-se o Sistema de Alerta Precoce para o Insucesso Escolar – SAPIE, uma ferramenta inovadora de combate ao insucesso escolar que identifica o risco de retenção ou abandono escolar precoce, monitoriza o progresso dos alunos nos indicadores de risco e analisa o impacto da intervenção inclusiva ao longo do tempo. Neste artigo, apresenta-se o SAPIE, descrevendo a sua ancoragem científica no seio da investigação realizada no âmbito dos modelos de risco, especificando o seu desenvolvimento e procedimento de implementação, com referência aos seus objetivos, funcionalidades e os resultados esperados. Esta apresentação é feita com base na consulta de bibliografias disponíveis em diversas fontes (base de dados, relatórios, decretos lei, entre outros). Discutem-se as vantagens e limitações do SAPIE, concluindo-se pela sua relevância no combate ao insucesso escolar, no quadro da política de educação inclusiva e dos projetos de autonomia e flexibilidade curricular.
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