Adaptação Pessoal e Emocional em Contexto Universitário: O Contributo da Personalidade, Suporte Social e Inteligência Emocional

  • Rita Antunes Tomás Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
  • Joaquim Armando Ferreira Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
  • Alexandra M. Araújo Instituto de Educação da Universidade do Minho. A autora foi apoiada através da atribuição de uma bolsa de investigação de pós‑doutoramento pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (SFRH/BPD/85856/2012).
  • Leandro S. Almeida Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Resumo

A adaptação ao ensino superior tem sido amplamente estudada, dadas as dificuldades vivenciadas por uma percentagem significativa de estudantes, e que resultam em insucesso escolar e abandono. O objetivo do presente trabalho é analisar em que medida a personalidade, o suporte social e a inteligência emocional se relacionam com a adaptação pessoal e emocional dos estudantes ao contexto universitário. Participaram neste estudo 217 estudantes do primeiro ano da Universidade de Coimbra. Os resultados mostram que existem diferenças significativas entre sexos no que respeita aos fatores de personalidade – amabilidade e neuroticismo ‑, bem como na dimensão atenção às emoções da variável inteligência emocional. As análises preditivas permitem concluir que a personalidade e o suporte social exercem poder preditivo sobre a adaptação pessoal e emocional dos estudantes à universidade.
  • Resumo visualizado = 1078 vezes
  • PDF visualizado = 913 vezes

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2015-07-09
Como Citar
TOMÁS, Rita Antunes et al. Adaptação Pessoal e Emocional em Contexto Universitário: O Contributo da Personalidade, Suporte Social e Inteligência Emocional. Revista Portuguesa de Pedagogia, [S.l.], p. pp. 87-107, jul. 2015. ISSN 1647-8614. Disponível em: <https://impactum-journals.uc.pt/rppedagogia/article/view/2323>. Acesso em: 23 abr. 2019.
Secção
Artigos

Palavras-chave

adaptação pessoal e emocional; ensino superior; personalidade; suporte social; inteligência emocional