Desconstruir a independência no jornalismo independente: um modelo tridimensional de análise
DOI:
https://doi.org/10.14195/2183-5462_47_1Palavras-chave:
jornalismo independente, modelos de negócio, economia política dos media, media críticosResumo
O presente artigo, através de uma análise de conteúdo a 25 organizações de jornalismo independente e 13 entrevistas com jornalistas, propõe um modelo para desconstruir a independência no jornalismo independente em três dimensões: uma dimensão económica, que diga respeito aos modelos de financiamento; uma dimensão organizacional, que diga respeito às lógicas organizacionais, institucionais e às rotinas de produção; e uma dimensão cultural, centrada nos valores e na missão destas organizações. Os resultados constataram que ao nível da dimensão económica, o financiamento mais comum a estas organizações são donativos individuais, donativos de fundações e bolsas, com 21 das organizações a optar por um modelo de acesso aberto. Ao nível da dimensão organizacional, observam-se redações mais horizontais, focadas na cooperação, com melhores condições laborais. Por último, na dimensão cultural, a independência é utilizada enquanto slogan de distinção e alternatividade, apostando na criação de uma nova cultura profissional.
Downloads
Referências
Alves, F.S. (2O14). Fundações jornalísticas: em busca de um novo modelo de negócio para a imprensa. Almedina.
Atton, C. (2004). An Alternative Internet: Radical Media, Politics and Creativity. Edinburgh University Press. http://www.jstor.org/stable/10.3366/j.ctt1r28rn
Beers, D. (2006). The Public Sphere and Online, Independent Journalism. Canadian Journal of Education / Revue Canadienne de l’éducation, 29(1), 109–130. https://doi.org/10.2307/20054149
Bennett, J., & Strange, N. (2014). Media independence: Working with Freedom or Working for Free? Routledge.
Cagé, J. (2016). Saving the media: Capitalism, Crowdfunding, and Democracy. Harvard University Press.
Coelho, P., & Silva, M. T. da. (2018). O lucro social e financeiro do jornalismo de investigação. Media & Jornalismo, 18(32), 73-94. https://doi.org/10.14195/2183-5462_32_6
Croteau, D., Hoynes, W., & Hoynes, W. D. (2006). The business of media: Corporate Media and the Public Interest. Pine Forge Press.
Fenton, N., Freedman, D., Schlosberg, J., & Dencik, L. (2020). The media manifesto. John Wiley & Sons.
Flew, T., & Stepnik, A. (2023). The Value of News: Aligning Economic and Social Value From an Institutional Perspective. Media and Communication, 12. https://doi.org/10.17645/mac.7462
Fuchs, C. (2021). The Digital Commons and the Digital Public Sphere How to Advance Digital Democracy Today. Westminster Papers in Communication and Culture, 16(1). https://doi.org/10.16997/wpcc.917
Fuchs, C. (2010). Alternative Media as Critical Media. European Journal of Social Theory, 13(2), 173–192. https://doi.org/10.1177/1368431010362294
Garcia, L.J, Graça, M.S. (2021) O Capitalismo de plataforma e o jornalismo sob a ameaça da tecno-mercantilização da informação (reloaded). Em Matos, J. N., Subtil, F. & Baptista, C. (orgs.). (2021). Os três "D" dos media: Desigualdade, desprofissionalização e desinformação. Outro Modo Cooperativa Cultural https://repositorio.ipl.pt/handle/10400.21/13360
AUTOR. (2024). Do Lucro Económico ao Lucro Social: A Insustentabilidade do Jornalismo Comercial e Soluções para Pensar um Futuro Democrático para o Jornalismo [Tese de Mestrado, Universidade Nova de Lisboa]. https://run.unl.pt/handle/10362/170930
Harcup, T. (2023). The Struggle for News Value in the Digital Era. Journalism and Media, 4(3), 902–917. https://doi.org/10.3390/journalmedia4030058
Harcup, T. (2005). “I’m Doing this to Change the World”: journalism in alternative and mainstream media. Journalism Studies, 6(3), 361–374. https://doi.org/10.1080/14616700500132016
Harlow, S.; Salaverría, R. (2016). “Regenerating Journalism: Exploring the “alternativeness” and “digital-ness” of online-native media in Latin America”. Digital journalism, 4(8), 1001-1019. https://doi.org/10.1080/21 670811.2015.1135752
Holt, K., Ustad Figenschou, T., & Frischlich, L. (2019). Key Dimensions of Alternative News Media. Digital Journalism, 7(7), 860–869. https://doi.org/10.1080/21670811.2019.1625715
Karppinen, K., & Moe, H. (2016). What We Talk About When Talk About “Media Independence.” Javnost - The Public, 23(2), 105–119. https://doi.org/10.1080/13183222.2016.1162986
Márquez, I., & Peñamarín, C. (2020). CTXT: hacia un modelo de negocio posible para el periodismo digital independiente. El Profesional de La Información, 29(1). https://doi.org/10.3145/epi.2020.ene.13
Newman, N., Fletcher, R., Robertson, C. T., Ross Arguedas, A., & Nielsen, R. K. (2024). Reuters Institute digital news report 2024.
Picard, R.G. (2006). Journalism, Value Creation and the Future of News Organizations. Shorenstein Center Research Paper Series 2006. Harvard University, Cambridge. https://dash.harvard.edu/handle/1/37375924
Pickard, V. (2020, March 13). Journalism’s market failure is a crisis for democracy. Harvard Business Review. https://hbr.org/2020/03/journalisms-market-failure-is-a-crisis-for-democracy
Restrepo Echavarría, N. J., Villa Montoya, M. I., & Molina Arroyave, N. (2024). La participación y la generación de valor en medios independientes online en Colombia. Historia y Comunicación Social, 29(1), 163–177. https://doi.org/10.5209/hics.95828
SembraMedia. (2022). ¿Qué proyectos forman parte del directorio de SembraMedia?. Recuperado de: https://directorio.sembramedia.org/criterios/
Subtil, F., Matos, J. & Baptista, C. (2024). Um Outro Jornalismo é Possível: Media Alternativos em Portugal. Outro Modo Cooperativa Cultural.
Trilling, D., Tolochko, P., & Burscher, B. (2017). From Newsworthiness to Shareworthiness: How to Predict News Sharing Based on Article Characteristics. Journalism & Mass Communication Quarterly, 94(1), 38–60. https://doi.org/10.1177/1077699016654682
Werner, M. (2022). The New Sector: Report on Independent Public Interest Journalism in Europe. Netzwerk Recherche. https://netzwerkrecherche.org/map/
##submission.downloads##
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Media & Jornalismo

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

SciELO