Comunicação estratégica? Notas sobre a prática profissional no Brasil a partir de uma análise do perfil dos profissionais de gestão

Autores

  • Bruno Carramenha FAAP

DOI:

https://doi.org/10.14195/2183-5462_33_12

Palavras-chave:

Identidade, Trabalho Imaterial, Comunicação com Empregados, Comunicação Organizacional

Resumo

Este artigo apresenta os perfis de dez profissionais de comunicação evidenciados em pesquisa qualitativa de campo. A partir das características mais frequentemente referenciadas em seus discursos, foi possível organizá-los em três grupos, os autopromotores, os articuladores e os executores, e reconhecer aspectos da atuação do profissional de comunicação na indústria brasileira. Buscamos, então, por meio da revisão bibliográfica, que perpassa pelo reconhecimento do trabalho na contemporaneidade, pelo processo de identificação do sujeito e pelo entendimento da atuação da gestão da comunicação nas organizações, propor uma análise crítica sobre os perfis destes grupos.

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Biografia Autor

Bruno Carramenha, FAAP

Graduado em Relações Públicas (2006) pela Faculdade Cásper Líbero, tem especialização em Gestão e Marketing (2010) pela ESPM e mestrado em Comunicação (2016) pela Faculdade Cásper Líbero.

É professor na graduação de Relações Públicas da Faap e dos programas de pós-graduação em Comunicação Organizacional da Universidade Anhembi-Morumbi e Faculdades Integradas Rio Branco.

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Publicado

2018-11-12

Como Citar

Carramenha, B. (2018). Comunicação estratégica? Notas sobre a prática profissional no Brasil a partir de uma análise do perfil dos profissionais de gestão. Media & Jornalismo, 18(33), 187-204. https://doi.org/10.14195/2183-5462_33_12