The meme as an institutional marketing strategy in digital social medias

Authors

  • Eliane Pawlowski de Oliveira Araújo Federal University of Minas Gerais https://orcid.org/0000-0002-0949-8760
  • Claudio Paixão Anastácio de Paula Universidade Federal de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0001-9587-2191
  • Jose Ricardo da Silva Neto Federal University of Minas Gerais
  • Débora de Almeida Dias Universidade Federal de Minas Gerais
  • Camila Pawlowski Ferreira Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.14195/2183-5462_36_4

Keywords:

meme; institutional marketing; information; imaginary; communication

Abstract

The meme, a cultural phenomenon in the 21st century, is characterized as a form of collective communication, parodic and based on an excessive recreating that spreads virally. This form of expression, by its reach, was appropriated by organizations as an innovative way to spread messages, sell products, services, or ideas. Considering the importance of being in a highlighted position, these characteristics are a relevant factor for organizations because, in a scenario of information overload, being remembered / accessed by as many people as possible becomes strategic. However, despite the possibility of its use in the organizational environment, there is a need for the meme to have an institutional image, which requires compliance with certain requirements to reinforce the institution's brand without hurting ethical aspects. In this sense, the present article sought to highlight an institutional marketing activity developed by a research group that used the meme as a dissemination strategy due to its symbolic potential. The result obtained in the campaign translated into an exponential increase in the number of followers of the page in the digital social media used, standing out from the other posts of the group.

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Author Biographies

Eliane Pawlowski de Oliveira Araújo, Federal University of Minas Gerais

Graduada em Administração, é Especialista em Gestão Estratégica da Informação (2010), Mestra (2013) e Doutora (2017) em Ciência da Informação - área de Gestão da Informação e Conhecimento - pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com estágio pós-doutoral (2019) pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da mesma Universidade. Exerce a função de Coordenadora Adjunta do Gabinete de Estudos da Informação e do Imaginário (GEDII/UFMG) dedicando-se a pesquisas que abordam temas relacionados aos comportamentos e práticas informacionais e dimensões simbólicas do uso da informação. É membro do Centro de Investigação em Comunicação, Informação e Cultura Digital ( CIC.Digital) da Universidade do Porto, Portugal. Desenvolve estudos na área de educação a distância tendo atuado como tutor pelo Centro de Apoio a Educação a Distância - CAED/UFMG no período de 2012/2013. É servidora da Universidade Federal de Minas Gerais, lotada no Sistema de Bibliotecas, exercendo atividades na área de planejamento, gestão e apoio a projetos. Com formação em Análise de Sistemas pelo Instituto de Ciências Exatas (ICEx/UFMG), coordenou o projeto de Inventário do parque computacional da UFMG (1999) da Assessoria de Tecnologia da Informação e exerceu a Coordenação Adjunta do Programa de Administração e Gerenciamento de resíduos sólidos (Geresol UFMG), de 1999 a 2004

Claudio Paixão Anastácio de Paula, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui doutorado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (2005), mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999), graduação em Psicologia (Habilitação em Psicologia Clínica) pela Fundação Mineira de Educação e Cultura (1994) e bacharelado e licenciatura em Psicologia pela Fundação Mineira de Educação e Cultura (1993). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Teoria e Gestão da Informação (DTGI) da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e desenvolve a pesquisa ?Dimensões simbólicas e afetivas da informação: construindo um repertório de práticas de investigação? na ECI/UFMG. É coordenador do GEDII (Gabinete de Estudos da Informação e do Imaginário, no PPGCI/ECI/UFMG), dedicando-se a pesquisas que abordam temas relacionados aos comportamentos e práticas informacionais e dimensões simbólicas do uso da informação. É pesquisador do GECCI (Grupo de Estudos Cognitivos em Ciência da Informação, na ECI/UFMG) e do EPIC (Estudos de Práticas Informacionais e Cultura, na ECI/UFMG), ambos vinculados ao PPGCI/UFMG. É também coordenador do curso de especialização em "Gestão da Informação e Pessoas" (GIP) do Núcleo de Informação Tecnológica e Gerencial (NITEG) da ECI/UFMG. Possui capítulos de livros e artigos publicados sobre Abordagem Clínica da Informação (ACI), inconsciente, imaginação, pós-modernidade, novas tecnologias, psicoterapia, saúde, educação para a saúde, saúde mental, psicologia junguiana, identidade brasileira, gestão do conhecimento, administração, empreendedorismo, informação e psicologia organizacional. Inclui, entre suas experiências, atividades junto à ACT. Inc. (Companhia especializada em avaliação e certificação educacional, ocupacional e profissional) no Brasil e em sua sede em Iowa City, USA. Tendo atuado nesse período como coordenador de projetos para a Secretaria de Estado de Educação (MG), da Secretaria Estadual de Planejamento (MG) e da FIEMG. Foi um dos criadores do Curso de Psicologia da Faculdade FEAD. Atua nas áreas de Gestão do Conhecimento e Psicologia, com ênfase em Relações Simbólicas nas Organizações. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Abordagem Clínica da Informação (ACI), subjetividade, dimensões simbólico-afetivas da informação, gestão do conhecimento, psicologia analítica, estudos junguianos, psicologia organizacional, empreendedorismo, gestão de pessoas e Jung. Possui uma longa experiência como psicólogo clínico atuando em consultório particular. Foi Membro do Comitê Executivo da International Association for Junguian Studies e Membro Fundador da EMDR-Brasil (Associação Brasileira de EMDR - Eye Movement Desensitization and Reprocessing), instituição filiada à EMDRIA (EMDR International Association)

Jose Ricardo da Silva Neto, Federal University of Minas Gerais

Interessado em pesquisas em ciência da informação e comunicação. Dando enfase aos jogos digitais, e outras manifestações da informação na internet e imaginário. Possui experiência na área de biblioteconomia com gestão e operação de acervo. Além disso, vem atuando em empresas ou grupos independentes desenvolvedores de jogos digitais, com suporte a processos criativos e a documentação referente a fase de produção.

Débora de Almeida Dias, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduanda em Biblioteconomia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Camila Pawlowski Ferreira, Universidade Federal de Minas Gerais

Estudante de graduação na Universidade Federal de Minas Gerais, na área de Artes, curso de Cinema de Animação e Artes Digitais. Foi bolsista de Iniciação Científica no projeto sobre produção de memórias com uso de mídias locativas e ambientes programáveis da Escola de Belas Artes-UFMG em 2015, e participou do projeto como animadora em 2017.  Foi bolsista de Iniciação Científica no projeto  Tutoria científico-acadêmica em pesquisas sobre o fenômeno infocomunicacional em 2018-2019. Foi intercambista na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, em Portugal, em 2015-2016. Participou do "2017 HUST-UFMG CI Chinese Culture Immersion Camp" na Huazhong University of Science and Technology localizada em Wuhan, China.

Published

2020-05-28

How to Cite

Araújo, E. P. de O., Paula, C. P. A. de, Silva Neto, J. R. da, Dias, D. de A., & Ferreira, C. P. (2020). The meme as an institutional marketing strategy in digital social medias. Media & Jornalismo, 20(36), 73-91. https://doi.org/10.14195/2183-5462_36_4