El meme como estrategia de marketing institucional en redes sociales digitales

Autores/as

  • Eliane Pawlowski de Oliveira Araújo Universidad Federal de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0002-0949-8760
  • Claudio Paixão Anastácio de Paula Universidade Federal de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0001-9587-2191
  • Jose Ricardo da Silva Neto Universidad Federal de Minas Gerais
  • Débora de Almeida Dias Universidade Federal de Minas Gerais
  • Camila Pawlowski Ferreira Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.14195/2183-5462_36_4

Palabras clave:

meme; marketing institucional; información; imaginario comunicacion

Resumen

El meme, un fenómeno cultural en el siglo XXI, se caracteriza como una forma de comunicación colectiva y paródica basada en la recreación excesiva y una propagación viral. Esta forma de expresión, por su alcance, ha sido apropiada por las organizaciones como una forma innovadora de difundir mensajes, vender productos, servicios o ideas. Teniendo en cuenta la importancia de destacar, estas características son un factor relevante para las organizaciones porque, en un escenario de sobrecarga de información, el acceso a la mayor cantidad de personas posible es estratégico. Sin embargo, a pesar de la posibilidad de su uso en la organización, es necesario que el meme tenga una imagen institucional, lo que requiere el cumplimiento de ciertos requisitos para reforzar la marca de la institución sin dañar los aspectos éticos. En este sentido, el presente artículo buscó destacar una actividad de marketing institucional desarrollada por un grupo de investigación que utilizó el meme como estrategia de difusión debido a su potencial simbólico. El resultado obtenido en la campaña llevada a cabo se tradujo en un aumento exponencial en el número de seguidores de la página que se destaca de las otras publicaciones del grupo en la red social digital utilizada.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Eliane Pawlowski de Oliveira Araújo, Universidad Federal de Minas Gerais

Graduada em Administração, é Especialista em Gestão Estratégica da Informação (2010), Mestra (2013) e Doutora (2017) em Ciência da Informação - área de Gestão da Informação e Conhecimento - pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com estágio pós-doutoral (2019) pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da mesma Universidade. Exerce a função de Coordenadora Adjunta do Gabinete de Estudos da Informação e do Imaginário (GEDII/UFMG) dedicando-se a pesquisas que abordam temas relacionados aos comportamentos e práticas informacionais e dimensões simbólicas do uso da informação. É membro do Centro de Investigação em Comunicação, Informação e Cultura Digital ( CIC.Digital) da Universidade do Porto, Portugal. Desenvolve estudos na área de educação a distância tendo atuado como tutor pelo Centro de Apoio a Educação a Distância - CAED/UFMG no período de 2012/2013. É servidora da Universidade Federal de Minas Gerais, lotada no Sistema de Bibliotecas, exercendo atividades na área de planejamento, gestão e apoio a projetos. Com formação em Análise de Sistemas pelo Instituto de Ciências Exatas (ICEx/UFMG), coordenou o projeto de Inventário do parque computacional da UFMG (1999) da Assessoria de Tecnologia da Informação e exerceu a Coordenação Adjunta do Programa de Administração e Gerenciamento de resíduos sólidos (Geresol UFMG), de 1999 a 2004

Claudio Paixão Anastácio de Paula, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui doutorado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (2005), mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999), graduação em Psicologia (Habilitação em Psicologia Clínica) pela Fundação Mineira de Educação e Cultura (1994) e bacharelado e licenciatura em Psicologia pela Fundação Mineira de Educação e Cultura (1993). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Teoria e Gestão da Informação (DTGI) da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e desenvolve a pesquisa ?Dimensões simbólicas e afetivas da informação: construindo um repertório de práticas de investigação? na ECI/UFMG. É coordenador do GEDII (Gabinete de Estudos da Informação e do Imaginário, no PPGCI/ECI/UFMG), dedicando-se a pesquisas que abordam temas relacionados aos comportamentos e práticas informacionais e dimensões simbólicas do uso da informação. É pesquisador do GECCI (Grupo de Estudos Cognitivos em Ciência da Informação, na ECI/UFMG) e do EPIC (Estudos de Práticas Informacionais e Cultura, na ECI/UFMG), ambos vinculados ao PPGCI/UFMG. É também coordenador do curso de especialização em "Gestão da Informação e Pessoas" (GIP) do Núcleo de Informação Tecnológica e Gerencial (NITEG) da ECI/UFMG. Possui capítulos de livros e artigos publicados sobre Abordagem Clínica da Informação (ACI), inconsciente, imaginação, pós-modernidade, novas tecnologias, psicoterapia, saúde, educação para a saúde, saúde mental, psicologia junguiana, identidade brasileira, gestão do conhecimento, administração, empreendedorismo, informação e psicologia organizacional. Inclui, entre suas experiências, atividades junto à ACT. Inc. (Companhia especializada em avaliação e certificação educacional, ocupacional e profissional) no Brasil e em sua sede em Iowa City, USA. Tendo atuado nesse período como coordenador de projetos para a Secretaria de Estado de Educação (MG), da Secretaria Estadual de Planejamento (MG) e da FIEMG. Foi um dos criadores do Curso de Psicologia da Faculdade FEAD. Atua nas áreas de Gestão do Conhecimento e Psicologia, com ênfase em Relações Simbólicas nas Organizações. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Abordagem Clínica da Informação (ACI), subjetividade, dimensões simbólico-afetivas da informação, gestão do conhecimento, psicologia analítica, estudos junguianos, psicologia organizacional, empreendedorismo, gestão de pessoas e Jung. Possui uma longa experiência como psicólogo clínico atuando em consultório particular. Foi Membro do Comitê Executivo da International Association for Junguian Studies e Membro Fundador da EMDR-Brasil (Associação Brasileira de EMDR - Eye Movement Desensitization and Reprocessing), instituição filiada à EMDRIA (EMDR International Association)

Jose Ricardo da Silva Neto, Universidad Federal de Minas Gerais

Interessado em pesquisas em ciência da informação e comunicação. Dando enfase aos jogos digitais, e outras manifestações da informação na internet e imaginário. Possui experiência na área de biblioteconomia com gestão e operação de acervo. Além disso, vem atuando em empresas ou grupos independentes desenvolvedores de jogos digitais, com suporte a processos criativos e a documentação referente a fase de produção.

Débora de Almeida Dias, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduanda em Biblioteconomia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Camila Pawlowski Ferreira, Universidade Federal de Minas Gerais

Estudante de graduação na Universidade Federal de Minas Gerais, na área de Artes, curso de Cinema de Animação e Artes Digitais. Foi bolsista de Iniciação Científica no projeto sobre produção de memórias com uso de mídias locativas e ambientes programáveis da Escola de Belas Artes-UFMG em 2015, e participou do projeto como animadora em 2017.  Foi bolsista de Iniciação Científica no projeto  Tutoria científico-acadêmica em pesquisas sobre o fenômeno infocomunicacional em 2018-2019. Foi intercambista na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, em Portugal, em 2015-2016. Participou do "2017 HUST-UFMG CI Chinese Culture Immersion Camp" na Huazhong University of Science and Technology localizada em Wuhan, China.

Publicado

2020-05-28

Cómo citar

Araújo, E. P. de O., Paula, C. P. A. de, Silva Neto, J. R. da, Dias, D. de A., & Ferreira, C. P. (2020). El meme como estrategia de marketing institucional en redes sociales digitales. Media & Jornalismo, 20(36), 73-91. https://doi.org/10.14195/2183-5462_36_4