O Consumo de Podcast por Jovens Adultos como Alternativa de Acesso à Informação: Um Estudo Exploratório com Estudantes de Comunicação Social
DOI:
https://doi.org/10.14195/2183-5462_45_5Palavras-chave:
podcast, notícias, informação, hábitos de consumoResumo
Os jovens adultos entre os 17 e os 22 anos são os que mais escutam conteúdos em podcast, quebrando o consumo de informação pela via dos media tradicionais. Contudo, este contexto de crescente escuta de podcasts por parte dos jovens carece de estudos em populações específicas que mostrem tendências de consumo, preferências e tipos de podcast, plataformas e técnicas de consumo e a importância dos elementos de produção áudio e vídeo. Assim, realizou-se uma análise quantitativa exploratória, através da aplicação de um inquérito por questionário a 112 estudantes da licenciatura em Comunicação Social, e conclui-se que estes jovens consomem sobretudo podcasts de Lifestyle, com forte prevalência para os culturais e de comédia/humor, mas também de caráter noticioso ou informativo, o que se torna expectável tendo em conta a área de estudos em que se encontram. Entre estes jovens há também uma valorização forte do conteúdo audiovisual, da identidade sonora e da identidade visual do podcast.
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