O Consumo de Podcast por Jovens Adultos como Alternativa de Acesso à Informação: Um Estudo Exploratório com Estudantes de Comunicação Social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14195/2183-5462_45_5

Palavras-chave:

podcast, notícias, informação, hábitos de consumo

Resumo

Os jovens adultos entre os 17 e os 22 anos são os que mais escutam conteúdos em podcast, quebrando o consumo de informação pela via dos media tradicionais. Contudo, este contexto de crescente escuta de podcasts por parte dos jovens carece de estudos em populações específicas que mostrem tendências de consumo, preferências e tipos de podcast, plataformas e técnicas de consumo e a importância dos elementos de produção áudio e vídeo. Assim, realizou-se uma análise quantitativa exploratória, através da aplicação de um inquérito por questionário a 112 estudantes da licenciatura em Comunicação Social, e conclui-se que estes jovens consomem sobretudo podcasts de Lifestyle, com forte prevalência para os culturais e de comédia/humor, mas também de caráter noticioso ou informativo, o que se torna expectável tendo em conta a área de estudos em que se encontram. Entre estes jovens há também uma valorização forte do conteúdo audiovisual, da identidade sonora e da identidade visual do podcast.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Berry, R. (2018). ‘Just Because You Play a Guitar and Are from Nashville Doesn’t Mean You Are a Country Singer’: The Emergence of Medium Identities in Podcasting. In: Llinares, D., Fox, N., Berry, R. (eds) Podcasting. Palgrave Macmillan, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-319-90056-8_2

Best, E. & Cole, A. (2022). Young people’s engagement with podcasts in 2021. A National Literacy Trust Research Report.

Bonini, T. (2015). The “second age” of Podcasting: Reframing Podcasting as a New Digital Mass Medium. Quaderns del CAC 41, vol. XVIII.

Brown, S. (2020). Podcasting. The International Encyclopedia of Gender, Media and Communication. DOI: 10.1002/9781119429128

Cardoso, G., Paisana, M., Pinto-Martinho, A. (2023). Digital News Report Portugal 2023.

Cardoso, G., Baldi, V., Paisana, M., Couraceiro, P., Barros, C. (2022). Podcasting. Produção, distribuição e consumo em Portugal. Obercom - Observatório da Comunicação. https://obercom.pt/wp-content/uploads/2022/04/Podcasting_final_FINAL_8Apr.pdf

Coordenação Científica Internacional do Reuters Institute for the Study of Journalism. Coordenação local do Observatório da Comunicação.

Alonso-Fernández, J. A., Rodrí­guez-Luque, C., & Legorburu-Hortelano, J.-M. (2022). Radio does not die on the air: Podcasting and on-demand broadcast strategies among speech-based radio stations. Profesional De La información Information Professional, 31(5). https://doi.org/10.3145/epi.2022.sep.08

Gotting, M. Ch. (2022, setembro 22). Most popular podcast genres in the U.S. 2020. Statista. https://www.statista.com/statistics/786938/top-podcast-genres/

Huntsberger, M. & Stavisky, A. (2007). The new “pedagogy”: Incorporating Podcasting into Journalism Education. Journalism & Mass Communication Educator.

Piñeiro-Otero, T., & Pedrero-Esteban, L.-M. (2022). Audio communication in the face of the renaissance of digital audio. Profesional De La información Information Professional, 31(5). https://doi.org/10.3145/epi.2022.sep.07

Popcast (2024). Os 6 C’s de um podcast de sucesso! Popcast. https://popcasts.pt/blog/os-6-cs-de-um-podcast-de-sucesso/

Quintino, C., Del Bianco, N. & Moura, D. (2021). Consumo de podcasts jornalísticos no cotidiano de jovens universiários brasileiros. Comunicação Pública, vol.16 (31).

Shearer, E., Liedke, J., Matsa, K. E., Lipka, M., & Jurkowitz, M. (2023). Podcasts as a Source of News and Information. Pew Research Center. https://www.pewresearch.org/journalism/wp-content/uploads/sites/8/2023/04/PJ_2023.04.18_Podcasts_FINAL.pdf

Viana, L., & Oliveira, M. (2022). Estudos em podcasting: Um panorama das pesquisas em publicações periódicas portuguesas. In Z. Pinto-Coelho, S. Marinho & T. Ruão (Eds.), Práticas comunicativas, organizações e educação. Atas das VIII Jornadas Doutorais do CECS (pp. 26–44). CECS.

##submission.downloads##

Publicado

2024-10-25

Como Citar

Midões, M., & Gouveia, T. (2024). O Consumo de Podcast por Jovens Adultos como Alternativa de Acesso à Informação: Um Estudo Exploratório com Estudantes de Comunicação Social. Media & Jornalismo, 24(45), e4505. https://doi.org/10.14195/2183-5462_45_5