Perceção do apoio dos professores no desenvolvimento de carreira das crianças e jovens adolescentes: Validação de uma escala de avaliação
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8606_59-2_5Palavras-chave:
desenvolvimento de carreira, crianças e jovens adolescentes, apoio dos professoresResumo
A literatura especializada tem vindo a enfatizar a importância do contexto relacional no desenvolvimento de carreira. Sendo a escola um contexto significativo da vida das crianças e jovens adolescentes, debruçámo-nos sobre a influência dos professores, mais especificamente, na perceção de apoio dos professores por parte dos alunos no seu processo de desenvolvimento de carreira, nomeadamente ao nível dos interesses, perceções de competência e aspirações educativas e profissionais. Face à escassez de medidas deste constructo, apresentamos, neste artigo, dados da validação da tradução e adaptação da versão portuguesa da Teacher Support Scale (McWhirter, 1996). Num estudo com 498 participantes do Ensino Básico (4º, 6º e 8º anos de escolaridades) encontrámos diferenças na perceção do apoio dos professores em função do sexo, nível de escolaridade (idade), nível socioeconómico e nível de aspirações académicas.Downloads
Não há dados estatísticos.
##submission.downloads##
Publicado
2017-04-06
Como Citar
David, R., Silva, J. T. da, & Paixão, M. P. (2017). Perceção do apoio dos professores no desenvolvimento de carreira das crianças e jovens adolescentes: Validação de uma escala de avaliação. Psychologica, 59(2), 83-99. https://doi.org/10.14195/1647-8606_59-2_5
Edição
Secção
Artigos
Licença
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.