Perceção do apoio dos professores no desenvolvimento de carreira das crianças e jovens adolescentes: Validação de uma escala de avaliação

Autores

  • Rute David Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
  • José Tomás da Silva Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
  • Maria Paula Paixão Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8606_59-2_5

Palavras-chave:

desenvolvimento de carreira, crianças e jovens adolescentes, apoio dos professores

Resumo

A literatura especializada tem vindo a enfatizar a importância do contexto relacional no desenvolvimento de carreira. Sendo a escola um contexto significativo da vida das crianças e jovens adolescentes, debruçámo-nos sobre a influência dos professores, mais especificamente, na perceção de apoio dos professores por parte dos alunos no seu processo de desenvolvimento de carreira, nomeadamente ao nível dos interesses, perceções de competência e aspirações educativas e profissionais. Face à escassez de medidas deste constructo, apresentamos, neste artigo, dados da validação da tradução e adaptação da versão portuguesa da Teacher Support Scale (McWhirter, 1996). Num estudo com 498 participantes do Ensino Básico (4º, 6º e 8º anos de escolaridades) encontrámos diferenças na perceção do apoio dos professores em função do sexo, nível de escolaridade (idade), nível socioeconómico e nível de aspirações académicas.

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Publicado

2017-04-06

Como Citar

David, R., Silva, J. T. da, & Paixão, M. P. (2017). Perceção do apoio dos professores no desenvolvimento de carreira das crianças e jovens adolescentes: Validação de uma escala de avaliação. Psychologica, 59(2), 83-99. https://doi.org/10.14195/1647-8606_59-2_5

Edição

Secção

Artigos