Ensino profissional

Escolha vocacional ou escapatória para jovens em transição?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8606_64-1_3

Palavras-chave:

Ensino profissional;, estatuto socioeconómico;, desempenho escolar;, autoconceito de competência;, interesses profissionais

Resumo

O estudo das dimensões associadas às escolhas vocacionais dos estudantes na transição para o ensino secundário tem gerado interesse nas áreas da psicologia e da educação. No presente estudo comparamos estudantes de cursos profissionais com estudantes de cursos científico-humanísticos num conjunto de dimensões, nomeadamente o estatuto socioeconómico (ESE), o desempenho escolar prévio, o autoconceito de competência e os interesses profissionais. A amostra foi constituída por 150 estudantes portugueses, com idades entre os 17 e os 28 anos (M = 19.21; DP = 2.55). Os instrumentos utilizados foram um questionário sociodemográfico, a Escala de Autoconceito de Competência e o Self Directed Search. A comparação entre os estudantes do ensino profissional e os dos cursos científico-humanísticos revelou diferenças moderadas entre estes, com os primeiros, em média, a estarem integrados em agregados familiares de ESE mais baixo, a terem mais indicadores de insucesso escolar prévio e resultados médios mais elevados na dimensão resolução de problemas do autoconceito de competência. Os estudantes do ensino profissional revelaram ainda mais interesses profissionais nas dimensões realista, empreendedor e convencional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

José António Vieira Pereira, Investigador Independente

Licenciado em Psicología e Mestre em Psicología da Educação, pela Universidade da Madeira.
Pós-graduado em Neurodesenvolvimento em Pediatría, pelo Instituto de Ciências da Saúde, da Universidade Católica Portuguesa. Mestre em Neuropsicología Clínica, pela VIU - Valencia International University (Espanha). Membro efetivo da OPP, com a cédula profissional 24573.  

##submission.downloads##

Publicado

2021-09-06

Como Citar

Vieira Pereira, J. A., & Gomes Carvalho, R. G. (2021). Ensino profissional: Escolha vocacional ou escapatória para jovens em transição?. Psychologica, 64(1), 49-67. https://doi.org/10.14195/1647-8606_64-1_3

Edição

Secção

Artigos