Escala de Satisfação de Professores de Educação Física: Procedimentos de Construção e Validação

Authors

  • J. António Moreira Professor. Departament of Education and Distance Teaching, Open University, Portugal.
  • António Gomes Ferreira Professor. Educational Sciences, Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Coimbra, Portugal.
  • Joaquim Armando Ferreira Professor. Educational Sciences, Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Coimbra, Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_48-1_5

Keywords:

satisfação docente, educação física escolar, escala de avaliação

Abstract

Este trabalho apresenta um estudo que descreve os procedimentos da construção de uma escala de satisfação de professores da área da educação física, designada de Escala de Satisfação de Professores de Educação Física (ESPEF), e as suas qualidades psicométricas. Depois de considerações sobre o construto e sua operacionalização, realizou‑se a análise dos procedimentos da sua construção e procedeu‑se à análise de validade de construto (análise fatorial) e à análise da consistência interna através do cálculo do coeficiente alfa de Cronbach. Para além de bons  indicadores de validade, globalmente, as medidas aplicadas caracterizam‑se por uma fidelidade boa e estruturas fatoriais interpretáveis.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2015-04-14

How to Cite

Moreira, J. A., Ferreira, A. G., & Ferreira, J. A. (2015). Escala de Satisfação de Professores de Educação Física: Procedimentos de Construção e Validação. Revista Portuguesa De Pedagogia, 1(1), pp. 69-85. https://doi.org/10.14195/1647-8614_48-1_5

Issue

Section

Articles

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>