Tendências do jornalismo de investigação televisivo a partir do estudo de caso da reportagem da TVI “Segredo dos Deuses”

  • Carla Baptista Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Centro de Investigação em Comunicação e Cultura Digital (CIC.Digital NOVA FCSH)

Resumo

Este artigo analisa algumas das tendências do jornalismo de investigação televisivo a partir da análise de uma reportagem transmitida pela TVI: “Segredos dos Deuses”. Designada como a “primeira série informativa” daquela estação privada, foram exibidos 10 episódios, o que a transforma na reportagem mais longa alguma vez transmitida pela televisão portuguesa. A serialização da história corresponde a uma opção típica dos géneros de ficção, implicando níveis de redundância e efeitos expressivos habitualmente ausentes dos géneros informativos. Esta reportagem acompanha a tendência para a hibridez de géneros e formatos, colocando novos desafios interpretativos e éticos na receção e leitura destes conteúdos jornalísticos.

Palavras-chave

Televisão; TVI; Jornalismo de Investigação; Serialização; Informação; Ficção

  • Resumo visualizado = 93 vezes
  • PDF visualizado = 92 vezes

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2018-05-18
Como Citar
BAPTISTA, Carla. Tendências do jornalismo de investigação televisivo a partir do estudo de caso da reportagem da TVI “Segredo dos Deuses”. Media & Jornalismo, [S.l.], v. 18, n. 32, p. 95-104, maio 2018. ISSN 2183-5462. Disponível em: <http://impactum-journals.uc.pt/mj/article/view/5678>. Acesso em: 12 dez. 2018.