Desenvolvimento de Competências ou Transmissão de Conhecimento: Acerca da Necessidade de Superar uma Antinomia Curricular no Ensino Universitário

Autores

  • Maria Helena Damião Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Universidade de Coimbra.

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_49-1_3

Palavras-chave:

ensino superior universitário, Processo de Bolonha, teoria cognitivista, conhecimento, competência, objetivo

Resumo

A reorganização do ensino superior, conhecida por Processo de Bolonha, está na segunda década de implantação. Depois de um período de intensa discussão sobre os princípios adotados e caminhos seguidos, o funcionamento institucional alcançou uma certa estabilização, o que não significa a extinção de questões concetuais que se lhe associaram no que respeita, nomeadamente, à organização curricular. A antinomia que, de modo recorrente, se estabelece entre “conhecimentos” e “competências” é uma delas, interrogando, por sua vez, o lugar dos “objetivos”. No presente artigo que incide, de modo particular, no ensino universitário, debate‑se, à luz da teoria cognitivista, essa dupla questão, explorando‑se a identidade curricular de cada uma das noções e defendendo‑se a relevância das três no vocabulário curricular atual.

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Biografia Autor

Maria Helena Damião, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Universidade de Coimbra.

A autora é membro do “Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX” da Universidade de Coimbra (CEIS20), desenvolvendo investigação no “Grupo de Políticas e Organizações Educativas e Dinâmicas Educacionais” (GRUPOEDE).

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Publicado

2015-12-11

Como Citar

Damião, M. H. (2015). Desenvolvimento de Competências ou Transmissão de Conhecimento: Acerca da Necessidade de Superar uma Antinomia Curricular no Ensino Universitário. Revista Portuguesa De Pedagogia, 1(1), 59-82. https://doi.org/10.14195/1647-8614_49-1_3

Edição

Secção

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