A que futuro conduz o “Currículo do Futuro”? Acerca da premência de inovar na educação escolar

Autores

  • Maria Helena Damião Universidade de Coimbra, CEIS20-GRUPOEDE / Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_53-1_4

Palavras-chave:

Educação escolar, Escola pública, Inovação curricular, Currículo do século XXI, Currículo do futuro

Resumo

A ideia de que, em nome de um futuro melhor para a humanidade, é preciso mudar, de forma radical e imediata, o currículo da escola pública tem sido veiculada em múltiplos documentos produzidos neste século, por entidades ligadas aos sistemas de ensino. No presente trabalho, partindo de alguns desses documentos, explicita-se tal ideia, traduzida fundamentalmente na necessidade de levar os alunos a adquirir competências funcionais, a fim de se conseguir o desenvolvimento económico, a sustentabilidade e/ou o bem-estar social e pessoal. De seguida, interroga-se a viabilidade de construção de tal futuro, uma vez que o currículo se vê progressivamente despojado das grandes finalidades que norteiam a construção do humano, bem como dos conhecimentos disciplinares que concorrem para essa construção. Por fim, afirma-se que a linha de raciocínio seguida não declina a inovação, mas deve conduzir à sua ponderação, que terá de ser numa perspectiva especificamente educativa, nunca perdendo de vista os desígnios da escola contemporânea que, em nome do futuro, se quer para todos.

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Publicado

2019-12-19

Como Citar

Damião, M. H. (2019). A que futuro conduz o “Currículo do Futuro”? Acerca da premência de inovar na educação escolar. Revista Portuguesa De Pedagogia, (53-1), 63-80. https://doi.org/10.14195/1647-8614_53-1_4

Edição

Secção

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