Contribuições da ergonomia cognitiva para a compreensão do erro no desempenho profissional

Autores

  • Maria Helena Damião Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_41-2_8

Resumo

Em diversas áreas profissionais que envolvem elevados custos, segurança e responsabilidade tem-se vindo a notar um crescente interesse pela compreensão do erro no desempenho, com vista a reduzir a sua interferência, bem como atenuar as suas consequências. Esta preocupação não deverá, contudo, obscurecer uma outra igualmente relevante que é o aproveitamento do potencial do erro como fonte de saber e de renovação de práticas. Considerando que na área da Pedagogia se tem dado uma atenção reduzida a este assunto e que haverá toda a vantagem em inverter tal circunstância, no sentido de (re)pensar o desempenho dos profissionais que nela laboram, entende-se por conveniente começar por sistematizar algum conhecimento já apurado que se afigura como ponto de partida para esse propósito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##submission.downloads##

Publicado

2007-07-01

Como Citar

Damião, M. H. (2007). Contribuições da ergonomia cognitiva para a compreensão do erro no desempenho profissional. Revista Portuguesa De Pedagogia, (41-2), p. 181-206. https://doi.org/10.14195/1647-8614_41-2_8

Edição

Secção

Artigos

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>