Formação Inicial de Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico: Requisitos de Ingresso, Planos de Estudos e Perfis de Docência

Autores

  • Mónica Duarte Vieira
  • Maria Helena Damião Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_47-1_7

Palavras-chave:

Formação inicial de professores, primeiro ciclo do ensino básico, qualidade de formação, instituições de formação de professores

Resumo

A formação dos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico sofreu ajustamentos decorrentes da Reorganização Curricular de Bolonha, os quais se encontram devidamente legislados. Repartida por dois ciclos de ensino superior – licenciatura e mestrado –, tem sido diversamente concretizada por instituições politécnicas e universitárias, que a acolheram. Considerando que a qualidade do desempenho docente, em grande medida resultante da formação proporcionada aos professores, é fundamental para o sucesso académico dos alunos, os requisitos de ingresso nesses ciclos e a oferta curricular que disponibilizam têm sido alvo de atenção na sociedade portuguesa. Neste trabalho apresenta‑se uma análise desses dois aspetos que se espera poder contribuir para um debate fundamentado que se afigura necessário.

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Publicado

2014-03-25

Como Citar

Vieira, M. D., & Damião, M. H. (2014). Formação Inicial de Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico: Requisitos de Ingresso, Planos de Estudos e Perfis de Docência. Revista Portuguesa De Pedagogia, pp. 127-156. https://doi.org/10.14195/1647-8614_47-1_7

Edição

Secção

Artigos

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