A Escrita Textual Nas Aprendizagens Essenciais

Autores/as

  • Eugénia Pardal Universidad de Coimbra, Facultad de Psicología y Ciencias de la Educación, Portugal. https://orcid.org/0000-0003-1286-6111
  • Isabel Festas Universidad de Coimbra, Facultad de Psicología y Ciencias de la Educación; Centro de Estudios Interdisciplinarios (CEIS20-UC), Portugal. https://orcid.org/0000-0002-1720-1488
  • Maria Helena Damião Universidad de Coimbra, Facultad de Psicología y Ciencias de la Educación; Centro de Estudios Interdisciplinarios (CEIS20-UC), Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_58_04

Palabras clave:

Aprendizagens Essenciais, Currículo, Escrita textual, Processos e componentes de escrita

Resumen

Atualmente, a escrita é reconhecida como sendo uma área essencial, devendo ser consagrada, no currículo, não apenas como objeto, mas também como instrumento de aprendizagem. O presente artigo teve por objetivo principal estudar como é que a escrita é tratada nas Aprendizagens Essenciais (AE), no 3.º ciclo do ensino básico e nas disciplinas que integram a formação geral do ensino secundário. Atendendo à especificidade do papel das línguas e das restantes disciplinas, respetivamente na escrita como objeto e como instrumento facilitador de aprendizagem, procurou-se saber a incidência da escrita nas AE, identificando os componentes e processos que são objeto de atenção. Os principais resultados indicam que efetivamente as línguas incidem mais em aspetos relacionados com a aprendizagem da escrita. Indicam, igualmente, que, apesar de a escrita estar prevista em grande parte das disciplinas, está completamente ausente em outras. Quanto aos processos, só o Planeamento está presente de modo sistemático. Processos/subprocessos como a Pesquisa, a Revisão, a Criação de ideias e Comparação com os objetivos e os componentes comunicativos da escrita são insuficientemente considerados. Podemos concluir que, apesar de as AE consagrarem um lugar à escrita, há algumas lacunas que devem ser objeto de atenção do ponto de vista educativo.

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Publicado

2024-07-03

Cómo citar

Pardal, E., Festas, I., & Damião, M. H. . (2024). A Escrita Textual Nas Aprendizagens Essenciais. Revista Portuguesa De Pedagogia, 58, e58004. https://doi.org/10.14195/1647-8614_58_04

Número

Sección

Artigos

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