Função de Acompanhamento da Inspecção-Geral da Educação: Percepções de Educadores de Infância
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.14195/1647-8614_44-2_6Mots-clés:
Escola, Projecto Educativo de Escola, MudançaRésumé
Apresenta-se um estudo que incide na Inspecção no âmbito da Educação Pré-Escolar, e como qual se procurou conhecer as percepções que os educadores de infância têm da função e da actuação desta entidade, mais concretamente ao nível da actividade Gestão Curricular e Integração de Alunos da Educação Pré-Escolar e do 1º. Ciclo. Tal estudo, que recorreu predominantemente a uma abordagem quantitativa, apoiou-se num questionário construído para o efeito e envolveu 105 educadores de infância, de 15 Agrupamentos de Escolas intervencionados pela Inspecção. Os resultados obtidos revelam que, globalmente, estes docentes caracterizam a actuação da Inspecção como sendo predominantemente de Acompanhamento, valorizando, na actuação desta entidade, a atenção prestada aos documentos de Planificação da Acção Educativa e aos aspectos relativos à Gestão do Currículo. Contudo, denotam reservas relativamente à utilidade da informação disponibilizada no Relatório Síntese da Inspecção, no sentido da melhoria dos aspectos referidos.##plugins.generic.usageStats.downloads##
##plugins.generic.usageStats.noStats##
##submission.downloads##
Publiée
2010-12-01
Comment citer
Fonseca, A. R., Damião, M. H., & Nascimento, M. A. (2010). Função de Acompanhamento da Inspecção-Geral da Educação: Percepções de Educadores de Infância. Revista Portuguesa De Pedagogia, (44-2), p. 93-105. https://doi.org/10.14195/1647-8614_44-2_6
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.