Contribuições da ergonomia cognitiva para a compreensão do erro no desempenho profissional

Auteurs

  • Maria Helena Damião Universidade de Coimbra

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_41-2_8

Résumé

Em diversas áreas profissionais que envolvem elevados custos, segurança e responsabilidade tem-se vindo a notar um crescente interesse pela compreensão do erro no desempenho, com vista a reduzir a sua interferência, bem como atenuar as suas consequências. Esta preocupação não deverá, contudo, obscurecer uma outra igualmente relevante que é o aproveitamento do potencial do erro como fonte de saber e de renovação de práticas. Considerando que na área da Pedagogia se tem dado uma atenção reduzida a este assunto e que haverá toda a vantagem em inverter tal circunstância, no sentido de (re)pensar o desempenho dos profissionais que nela laboram, entende-se por conveniente começar por sistematizar algum conhecimento já apurado que se afigura como ponto de partida para esse propósito.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

##submission.downloads##

Publiée

2007-07-01

Numéro

Rubrique

Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

1 2 > >>