Contribuições da ergonomia cognitiva para a compreensão do erro no desempenho profissional
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.14195/1647-8614_41-2_8Résumé
Em diversas áreas profissionais que envolvem elevados custos, segurança e responsabilidade tem-se vindo a notar um crescente interesse pela compreensão do erro no desempenho, com vista a reduzir a sua interferência, bem como atenuar as suas consequências. Esta preocupação não deverá, contudo, obscurecer uma outra igualmente relevante que é o aproveitamento do potencial do erro como fonte de saber e de renovação de práticas. Considerando que na área da Pedagogia se tem dado uma atenção reduzida a este assunto e que haverá toda a vantagem em inverter tal circunstância, no sentido de (re)pensar o desempenho dos profissionais que nela laboram, entende-se por conveniente começar por sistematizar algum conhecimento já apurado que se afigura como ponto de partida para esse propósito.##plugins.generic.usageStats.downloads##
##plugins.generic.usageStats.noStats##
##submission.downloads##
Publiée
2007-07-01
Comment citer
Damião, M. H. (2007). Contribuições da ergonomia cognitiva para a compreensão do erro no desempenho profissional. Revista Portuguesa De Pedagogia, (41-2), p. 181-206. https://doi.org/10.14195/1647-8614_41-2_8
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.